Katy Cardoso

8 HÁBITOS QUE CAUSAM RUGAS

gin__stica_facial_para_as_linhas_de_express__o_e_rugas_do_rosto-33271

As rugas causam preocupação entre a maioria das mulheres. Isso porque são causadas pelo evoluir da idade, ou seja, fazem parte de um processo natural que ocorrerá com todo ser humano, o envelhecimento.

Médica pós-graduada em Dermatologia, especializada em Terapia Ortomolecular, e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, destaca que rugas são vincos ou pregas na pele que ocorrem pela perda do colágeno com o avançar da idade. “Fazem parte de um processo natural, mas podem ser aceleradas por fatores externos, como alta exposição solar, tabagismo, estresse, insônia, consumo de bebidas alcoólicas”, ressalta.

Cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, diz que os principais hábitos que causam rugas são a exposição solar e o uso exagerado de expressões faciais.

Abaixo você confere como esses e outros hábitos estão relacionados ao aparecimento de rugas:

1. Alta exposição solar

A alta exposição solar, ainda mais quando feita sem proteção, causa o envelhecimento da pele, que se manifesta especialmente por meio de manchas, rugas e alteração do tônus mais precocemente.

2. Uso exagerado de expressões faciais

Ainda que involuntariamente, algumas pessoas acabam contraindo os músculos faciais inúmeras vezes por dia, a fim de demonstrar expressões sobre determinadas situações.

Conforme explica Moreira, a grande utilização da musculatura da face vai formando vincos na pele e, posteriormente, rugas.

3. Tabagismo

O cigarro é um grande inimigo da beleza da pele, pois a nicotina age quebrando as fibras colágenas e elásticas, resultando em uma pele mais enrugada, sem vida.

4. Consumo de álcool

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas promove o aumento dos radicais livres (que afetam negativamente o organismo, contribuindo para o envelhecimento precoce, entre outros problemas) e dificulta a absorção de vários nutrientes.

5. Estresse

Situações de estresse alteram o funcionamento do organismo humano, por exemplo, dificultando a capacidade de a pele fazer a renovação celular e produzir colágeno. Além disso, o estresse provoca o aumento de radicais livres, o que resulta em danos à pele.

6. Dormir pouco/mal

É durante o sono que são produzidos hormônios “rejuvenescedores”, como a melatonina e o hormônio do crescimento. Sem boas horas de sono para recarregar as energias, a renovação celular não ocorre.

7. Ter uma má alimentação

É preciso seguir uma dieta equilibrada também para garantir a saúde e a beleza da pele. Uma alimentação rica em vegetais, frutas variadas, leguminosas, cereais e hortaliças é a melhor proteção contra os radicais livres, que são inimigos da pele. Isso porque, as substâncias encontradas nesses alimentos são excelentes antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres.

8. Não retirar a maquiagem

Uma boa maquiagem pode ser utilizada ao longo dia, inclusive até ajudando a proteger a pele da radiação solar. Mas ela deve ser retirada antes de dormir, pois, caso contrário, obstruirá os poros, causando danos à pele.

Tudo isso acima ajuda na prevenção, mas de fato, o aparecimento das rugas está relacionado ao envelhecimento da pele, como consequência da idade. Tem pessoas que é nítido essa aparência “envelhecida” até antes do tempo. Seja por genética, carências alimentares ou pela exposição contínua ao sol sem usar protetor solar, de fato elas irão aparecer.

Os locais mais frequentes das rugas são olhos, no colo, na testa, no pescoço e ao redor da boca. Quando passar hidratante lembre-se também das mãos! Temos que cuidar de nossa pele dia a dia mesmo, principalmente usando o básico que é o protetor solar e um hidratante para rosto.

Comentários