Katy Cardoso

ALGUNS BENEFÍCIOS DO ABACAXI

abacaxi2

Comer uma fatia de abacaxi após as refeições, na lanche da manhã ou da tarde vai te ajudar a manter a dieta e perder os quilinhos extras. Isso porque o abacaxi contém muita água (cerca de 87% do seu peso é de água) e fibras, além de baixa densidade calórica, apena 50 calorias por fatia. Essa combinação faz com que você se sinta satisfeito por mais tempo, e com poucas calorias. Além disso, ajuda a matar ou pelo menos enganar aquela vontade de comer doces e não fugir da dieta. Assim, você come menos e ainda tem o benefício de todas as vitaminas e minerais da fruta.

Claro que o consumo exagerado e sem encaixar adequadamente na sua dieta pode prejudicar o emagrecimento e até levar ao ganho de peso, pois contém carboidratos. Por isso deve-se sempre consumir o abacaxi com moderação e contabilizar as calorias no seu balanço diário, que deve ter um déficit de calorias caso seu objetivo seja perder peso. O emagrecimento é um dos benefícios do abacaxi mais desejados.

A bromelina, uma enzima presente no abacaxi, possui efeitos anti-inflamatórios e é muito útil para os praticantes de atividades físicas que sofrem com o inchaço e dores após o treinamento, traumas, lesões musculares e dores nas articulações. Portanto, ajuda no rendimento de atletas e não atletas por otimizar o tempo de recuperação muscular e pode ser um excelente aliado para seus treinos.

Por ser extremamente rica em vitamina C, comer abacaxi e até mesmo usá-lo externamente pode trazer muitos benefícios para a pele. Essa vitamina estimula a produção de colágeno e elimina os radicais livres, ambos relacionados à firmeza, hidratação e sinais da idade. Além disso combate a acne e melhora a cicatrização.

Pela ação na quebra de proteínas, a bromelina auxilia o organismo da digestão de alimentos ricos nesse nutriente, ajudando a melhorar a sensação de mal-estar após uma refeição exagerada por exemplo. Além disso as fibras vão ajudar no funcionamento do intestino e aliviar o inchaço e a constipação.

A bromelina mostrou ainda efeitos na coagulação do sangue, ajudando na sua redução. Portanto, o abacaxi também pode ser um excelente alimento para quem faz viagens de avião por longos períodos, quando o risco de trombose é aumentado, além de outros pacientes com doenças relacionadas à alta taxa de coagulação.

Bom demais, hein! Muitos benefícios!

Comentários