Katy Cardoso

Alimentos Da Moda: Saiba O Que Será Tendência Na Alimentação Saudável Nesse Ano

Todo ano uma lista de ingredientes entra em ação e vira mania para quem sempre busca seguir uma alimentação saudável. E, em 2018, não poderia ser diferente. Alguns produtos serão tendências para dietas e regimes e servirão como alternativas naturais de nutrientes para refeições do dia a dia. Então, sendo assim, luz na passarela para acompanharmos o desfile dos alimentos que serão os mais vistos e desejados nesse ano. Saiba também os reais benefícios deles e as melhores formas de aproveitá-los no dia a dia.

A alimentação saudável é uma das primeiras ações para quem busca melhorar a qualidade de vida. Contudo, ela deve ser orientada por um profissional da área (nutricionista, nutrólogo ou médico) e conciliada a um estilo de vida natural e saudável, principalmente combinado às atividades físicas regulares. Assim, com toda a certeza, o plano alimentar estará correto e poderemos usufruir melhor os benefícios de cada alimento. Veja, abaixo, os alimentos que serão destaques em 2018.

10 alimentos sudáveis que serão destaques no ano de 2018

01 – ÓLEO DE COCO: Se o ano passado já foi de bastante destaque para esse produto, 2018 promete ainda mais. Apesar de já sabermos dos benefícios do óleo de coco, cada vez mais são descobertos novas vantagens de utilizarmos esse ingrediente em nossas preparações do dia a dia. Consumido moderadamente, ele também é um fonte interessante para assuntos de beleza. As propriedades do alimento ajudam a fortalecer os fios de cabelo e a pele hidratada por mais tempo.

Na cozinha, o óleo de coco pode ser aproveitado das mais diferentes maneiras. Pode ser usado em substituição aos óleos tradicionais, no preparo de doces ou, até mesmo, como tempero para saladas.

02 – JACA: Quem diria que entre todas as frutas, nós destacaríamos os benefícios da jaca, hein? Pois é, a verdade é que esse alimento é poderoso nutricionalmente e pode se encaixar perfeitamente a qualquer tipo de alimentação. Dentre suas principais vantagens para a saúde, o consumo dessa fruta está associada a melhora da digestão, aumento da imunidade, maior energia para o organismo e combate à anemia. Incrível, não?

Na cozinha, a gente pode aproveitar a jaca integralmente. Além de sua polpa, os caroços também podem fazer parte de um plano alimentar em pães, biscoitos, farofas, doces como a paçoca, além de substituir a farinha de mandioca, por exemplo.

03 – AVEIA: Entra ano, sai ano, esse ingrediente sempre está em alta na alimentação saudável. Rica fonte de fibras alimentares, a aveia é uma aliada das dietas de perda de peso ou emagrecimento.

Na cozinha, a aveia pode ser utilizada como farinha, farelo ou flocos, ou, até mesmo, pura para acompanhar bebidas. A aveia se encaixa com praticamente tudo em nossa alimentação.

04 – POLVO: Quem não resiste a um prato de frutos do mar, o polvo é a bola da vez de 2018. Extremamente saboroso, o alimento é uma proteína poderosa para a nossa saúde e também apresenta diversos nutrientes importantes para o bom trabalho do nosso organismo. Dentre eles, destaca-se a presença do ômega 3, ácido graxo considerado uma “gordura boa” e que ajuda na produção de hormônios no corpo e fortalece o coração.

Na cozinha, as formas mais saudáveis de preparar o polvo são grelhados, salteados, cozidos, assados, marinados ou como vinagrete em pratos quentes ou frios.

05 – NAAN: Com um formato bem peculiar, circular e achatado, esse tradicional pão indiano chega com tudo nos cardápios brasileiros. Feito à base de trigo, ele é mais leve e saudável do que a maioria dos outros pães. Ele é uma ótima fonte de fibras alimentares, o que favorece a digestão e a saciedade.

Na cozinha, ele pode servir de acompanhamento para qualquer refeição. O pão geralmente é assado em um tandoor e também pode ser uma ótima alternativa para quem faz pizzas funcionais no dia a dia.

06 – CHIPS DE VEGETAIS: Quem adora um petisco, as opções naturais estão cada vez mais incríveis. Chips de batata doce, cenoura, abóbora, abobrinha… Os vegetais também podem ser deliciosos e perfeitos para abrir o apetite, com menos calorias e muito mais nutrientes para a saúde.

Na cozinha, além de petiscos, esses chips podem servir de acompanhamentos de pratos, como saladas e entradas.

07 – MATCHÁ: Erva oriental milenar no Japão e novidade no Brasil, o matchá é uma opção natural para o emagrecimento. Conhecido por seu efeito diurético, o ingrediente atua na perda de peso e no combate a retenção de líquido, desinchando o corpo.

Na cozinha, o matchá pode ser usado como chá verde ou em receitas de bolos e tortas. Ele também pode ser um delicioso sorvete, para uma sobremesa saudável e nutritiva

08 – ÓLEO DE GRAINHA DE UVA: Assim como o óleo de coco, o óleo de uva também aparece como uma ótima alternativa para substituir os óleos comuns em nossa alimentação. O produto é uma fonte rica de vitaminas, que dão muita energia ao organismo e protegem o nosso sistema imunológico.

Na cozinha, o óleo de grainha de uva pode ser usado para o preparo de receitas doces ou, até mesmo, acompanhando saladas.

09 – BEBIDA DE CLARA DE OVOS: Se no passado a “gemada de ovo” era um companheiro fiel dos esportistas, agora a clara é uma solução proteica para quem busca ganhar músculos e desenvolver o corpo.

Na cozinha, ela pode ser bebida pura ou servir como substituição do leite para pessoas intolerantes à lactose.

10 – GRÃO TEFF: Considerado o novo superalimento, o grão teff, em 2018, poderá entrar no patamar, por exemplo, da quinoa. Rica fonte de minerais e sem glúten, ela pode ser consumida sem culpa por pessoas celíacas.

Na cozinha, o cereal é uma ótima alternativa para ser usado como farinha em receitas de pães e bolos, por exemplo.

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