Katy Cardoso

Alimentos Funcionais – Por Ísis Valéria Nutricionista De Jaguaquara

Inúmeros fatores afetam a qualidade de vida moderna, de forma que a população deve conscientizar-se da importância de alimentos contendo substancias que auxiliam a promoção da saúde, trazendo com isso uma melhora no estado nutricional. De uns tempos pra cá, cada vez mais tem se falado em alimentos funcionais. Mas você sabe o que são? Sabe para que serve esses alimentos?

O alimento funcional é definido como “aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido, como parte da dieta habitual, produz efeitos benéficos à saúde” (ANVISA).

Em meio a correria do dia a dia, as pessoas acabam consumindo alimentos não tão saudáveis, gerando com isso problemas sérios de saúde que poderiam ser evitados com uma alimentação nutritiva e funcional.

Os 5 alimentos abaixo, são classificados como funcionais:

Aveia: Contém fibras, minerais e vitamina B1, além de ser rica fonte de proteína se comparada a outros produtos de origem vegetal. Além do mais, é rica em betaglucana, fibra que auxilia o funcionamento intestinal, causa a sensação de saciedade e ajuda a baixar o colesterol ruim.

Linhaça: É um alimento que possui diversos benefícios para a saúde como a redução do colesterol “ruim”, tem atividade antioxidante, reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose e sintomas da menopausa, além de desempenhar um papel significativo na proteção contra câncer de mama, de próstata, de cólon e de outros tipos de câncer.

Tomate: O licopeno é um carotenóide encontrado em grande quantidade no tomate e vem sendo associado à redução do risco de vários tipos de doenças crônico-degenerativas. Tem sido proposto que a capacidade antioxidante desse componente bioativo é à base dos fatores protetores contra alguns tipos de câncer. Essa mesma função antioxidante proporciona uma diminuição do risco de enfarte.

Soja: É rica em proteínas, fibras e antioxidantes. Além disso, possui um composto chamado isoflavona, que é uma fonte vegetal de estrogênio capaz de diminuir os sintomas da menopausa, TPM ou osteoporose.

Uva: São frutas excelentes para a saúde. Contém flavonóides, que ajudam no controle do colesterol e evita o surgimento de doenças cardiovasculares. O principal flavonóide presente nas uvas roxas é o resveratrol, um potente antioxidante que auxilia na redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol ruim, além de aumentar os níveis de colesterol bom e prevenir a agregação plaquetária com conseqüente redução da formação de trombos nas artérias.

Ao longo dos nossos encontros irei falar mais sobre os inúmeros alimentos funcionais existentes.

O Blog contará com posts especiais feito pela nutricionista Ísis Valéria, daqui de Jaguaquara. Ela faz atendimento domiciliar. Tem desenvolvido um ótimo trabalho com pessoas na cidade. Agende já uma consulta e fique linda e saudável sempre.

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