Katy Cardoso

Aumente O Gasto Calórico Com Hábitos Simples Que Aceleram O Metabolismo

Para aumentar a queima de calorias não é preciso se matar com longas horas de academia, com alguns exercícios e hábitos corretos é possível acelerar o metabolismo e garantir a silhueta ideal com menos esforço e muito mais saúde.

Não pule refeiçõescomer

Comer de três em três horas é um conselho bastante conhecido, e é realmente essencial para um metabolismo ativo. “Nós precisamos de energia para queimar energia, então quando temos energia constante temos mais queima de calorias. Se você passar fome o organismo vai tentar parar essa queima para ter energia suficiente, além de ter preguiça e fadiga. Mas lógico que temos que saber o que comer, não pode ingerir muitas gorduras, então prefira  frutas e o  iogurte, porque a flora intestinal está muito ligada a obesidade”, explica a nutróloga.

Alimentos termogênicos

Já incluiu os alimentos termogênicos na sua dieta? “Eles auxiliam porque têm uma característica de aumentar a diurese, ajudando até na retenção de líquido. Eles podem estar inclusos em quase todas as refeições, mas à noite é melhor que você não consuma, já que eles te aceleram. O chá verde e o mate, gelados ou quentes, o gengibre, pimentas, canela e guaraná em pó são exemplos de alimentos que aceleram o metabolismo”, indica.

Dormir bem

Não adianta comer corretamente se você não dorme a quantidade de horas necessárias. O hábito, além de prejudicial, pode te fazer engordar: “Quando você dorme seu ciclo hormonal se renova, então é muito importante dormir bem. Pessoas que dormem bem têm muito menos facilidade em engordar. Dormir pouco aumenta o cortisol, que desregula o ciclo hormonal e te faz poupar energia, guardando muitas calorias. É uma cascata de problemas. Oito horas de sono são essenciais porque você demora para entrar no sono profundo e precisa ficar um tempo nele”.

Exercícios corretos

Existe o mito de que apenas os exercícios aeróbicos emagrecem, mas na prática intercalar musculação e aeróbicos é o que realmente funciona. O motivo? A musculação gera massa magra e massa muscular. “Quanto maior a porcentagem de massa muscular maior o gasto calórico diário, independente do nível de condicionamento físico. A atividade física pode ajudar a aumentar o gasto calórico durante e após o exercício, mas pode não fazer diferença alguma se a alimentação não for compatível com o seu gasto calórico”, revela o personal trainer.

“A melhor maneira de intensificar o gasto calórico e aumentar o metabolismo é combinar exercícios neuromusculares, fundamentais para o desenvolvimento e manutenção da massa muscular, com exercícios aeróbios, responsáveis por acelerar o metabolismo durante e após atividade e contribuindo com o déficit calórico e queima de calorias. Exercícios neuromusculares são musculação, ginástica localizada, treinamento funcional e treinamentos em suspensão, enquanto exercícios aeróbios são corrida, ciclismo, natação, dança, ginástica aeróbia e esportes em geral”, explica. 

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