Katy Cardoso

A Campanha Nacional De Vacinação Contra A Poliomielite Encerra Dia 31

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo tem como objetivo proteger a população da disseminação do vírus do Sarampo e da reintrodução do vírus da Poliomielite; foi iniciada no dia 06 de agosto em todo o Brasil. O público-alvo desta campanha são crianças de 1 ano à 4 anos 11 meses e 29 dias. E, sim, todas as crianças dentro desta faixa etária deverão ser vacinadas; mesmo aquelas que já tiverem tomado suas doses anteriormente.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A campanha vai até 31/08 (próxima sexta) e é importante ressaltar que no Brasil já possui confirmados mais de 1000 casos de sarampo em 7 estados, inclusive com óbitos. E para proteger a nossa população, em especial nesse momento as crianças, nada mais eficaz que a vacinação.

Em Jaguaquara, foi realizado o dia D da campanha, no sábado dia 18 de agosto, e até o momento, a cobertura se encontra em 67,47%. Ainda faltam muitas crianças para serem vacinadas, para alcançar a meta de 95%. É importante que os pais e/ou responsáveis estejam sensibilizados para a vacinação e para o encaminhamento das crianças para as Unidades de Saúde. Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990), no art° 14: “ § 1°- É OBRIGATÓRIA a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.”; e o descumprimento poderá acarretar aos pais multas e/ou até mesmo a perda da guarda dos filhos.

Assim, as Equipes de Saúde do Município de Jaguaquara estarão nessa última semana fazendo Busca Ativa dos faltosos, principalmente, nas Escolas Públicas e Particulares e na áreas descobertas, para proteger o município dessas doenças.

Informações: Secretaria de Saúde

VACINAR O SEU FILHO É UM ATO DE AMOR

Comentários