Katy Cardoso

Comprido, médio, curto, com tintura: Como cuidar dos cabelos no verão?

O verão é a estação mais esperada do ano. Apesar de ser muito querida, principalmente por vir acompanhada de uns dias na praia ou piscina, é também muito temida. A umidade, o vento e as lavagens mais frequentes acabam por fazer um “antes” e “depois” do verão nada agradável para seus cabelos.

Desbotamento, ressecamento e pontas duplas são as queixas mais frequentes. A boa notícia é que tem remédio e é possível prevenir boa parte dos males do verão. A dica número 1 dos especialistas é que tudo em excesso faz mal, dos cremes aos chapéus. Segundo eles, os lenço, viseira e boné, pode também danificar os fios se forem usados constantemente.

Os cremes em excesso também são extremamente prejudiciais para o cabelo. Tem pessoas que enchem o cabelo de creme para tentar “domar” os fios, e o que acontece é o fechamento dos poros. Ainda bem que hoje em dia, existem cremes e seladores que fecham as cutículas do fio, evitando o ressecamento e minimiza os dano.

Confira abaixo, as dicas de cuidados especial nessa estação, para cada tipo de cabelo!

Cabelo longo liso ou ondulado

Um cabelo longo como o da Ana Carolina é trabalhoso, mas exige menos cuidados do que um curto descolorido, por exemplo. Esse é o cabelo que muitas mulheres queriam ter. Grosso, liso, com característica oriental.

Os cuidados com os cabelos longos incluem hidratação constante e sérum para as pontas.

Cabelo longo enrolado

Quem tem cabelos enrolados e com volume como a Maria Fernanda Cândido também deve cuidar das pontas e evitar o excesso de creme. Esse cabelo tem mechas claras, o que os cabeleleiros chamam de flashes.

Para domar um pouco o volume, a dica é secar o cabelo com o difusor e depois usar um umidificador, um finalizador texturizador.

Cabelo longo tingido

Se você tem o cabelo comprido e colorido como a Josie Pessoa, deve saber o quanto ele desbota fácil. Na primeira semana a tintura dá brilho, pois fecha a cutícula do cabelo. Depois a tendência é que ele fique muito seco. “O conselho é que as mulheres tem que ter um selador, evitar aquele processo de ‘molha e seca’ e também não lavar com água quente”, diz expert.

Para tratá-los, basta um pouco de creme para as pontas, evitando passar na raiz.

Cabelo de médio a longo descolorido

Os melhores cabelereiros apostam no loiro como a cor da estação, que, segundo eles, é preferência de 37% das brasileiras que pintam os fios. E são várias nuances, como tons escuros, médios, claros, acinzentados, platinados e até mechas claras.

Quem descolore os fios e tem cabelos de médios a longos, como a Adriana Biroli, deve ter cuidado dobrado com as pontas “O recomendado é não deixar o shampoo escorrer e chegar nas pontas”, diz expert no assunto.

Dica: passe um óleo selador antes do banho. Os fios loiros devem estar sempre bem tratados para um aspecto natural “O cabelo da Adriana Biroli é um dos mais procurados por conta desse aspecto”, completa.

Cabelo enrolado, comprido e descolorido

A Beyoncé é a precursora desse cabelo loiro frio. Se você tem uma cabeleira bonita como a Ludmila sabe o quanto ele custa “A pele negra fica bem com esse cabelo bege, mas ele resseca muito mais, pois o grau de clareamento é muito intenso. Como o da Beyoncé, muitos são alongamento”, revela profissional.

A dica para quem tem esse estilo de cabelo é não descolorir seguidamente e não usar mais produto do que precisa. O expert explica que a hidratação e reconstrução capilar são tratamentos muito propícios, pois ajudam a manter os cabelos sedosos e brilhantes.

Cabelo enrolado curto tingido

 

Segundo o expert, as negras são as que mais investem em cabelos. Eles precisam de mais cuidado. “Se você analisar os fios enrolados ou crespos no microscópio, vai ver que eles são muito porosos e cheios de pontas, ao contrário dos cabelos orientais que são mais fechados e tem formato quadrado”, explica o cabeleireiro.

A primeira dica é usar bons produtos indicados para seu tipo de cabelo, mas o mais importante, segundo o profissional, é não retocar o cabelo em casa “Passar produto em cima de produto danifica muito o cabelo. A consequência pode ser muito ruim e os cabelos enrolados, ou crespos, demoram mais para crescer”, diz.

Cabelo liso curto descolorido

Geralmente os cabelos curtos são a escolha de mulheres práticas. Descolorir ou pintar os cabelos é uma dose de atitude a mais, que exige em contrapartida um pouco mais de tempo para manutenção e tratamento. Se seu cabelo é curto e descolorido como o da Cláudia Raia, a dica é hidratá-los bem e usar produtos de proteção para o sol e calor.

Cabelos curtos não devem ser seguidamente descoloridos. Quanto mais claro o tom, mais importante proteger os fios.

Comentários