Katy Cardoso

A Fibra Alimentar Traz Inúmeros Benefícios Para A Saúde, A Maior Parte Já Comprovados Cientificamente Por Diversos Estudos.

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A fibra é um hidrato de carbono que o organismo não consegue digerir e pode classificar-se em solúvel, aquela que é facilmente diluída em água, e em insolúvel. Tudo parece indicar que o consumo regular de alimentos ricos neste nutriente permitem reduzir e prevenir a obstipação, doenças do coração, diabetes tipo 2, e diversos tipos de câncer/cancro como o do cólon.

As principais fontes de fibras solúveis são: Aveia ; Maçãs; Peras; Frutos secos como nozes, avelãs e amêndoas; Legumes como o feijão e lentilhas; Morangos, cerejas, amoras e mirtilos. Este tipo de fibra, como se dissolvem na água, formam um gel e permanecem mais tempo no estômago dando assim uma maior sensação de saciedade. Estas fibras também se ligam à gordura e ao açúcar que depois são eliminadas pelas fezes e ajudam a reduzir o colesterol e a controlar a diabetes.

Os alimentos com mais fibras insolúveis são: Arroz integral; Cereais integrais como trigo e cevada; Cenouras; Tomates; Aipo; Espargos. Esta fibras aceleram o trânsito intestinal e aumentam o volume de fezes pois permanecem intactas por todo o trânsito intestinal, melhorando a prisão de ventre, e ajudando a diminuir o aparecimento de hemorroidas e inflamações do intestino.

Os dois tipos de fibras existem nos alimentos em quantidades diferentes. Ambos são importantes. A ingestão deve consistir em quantidades iguais de fibras solúveis e insolúveis, num total de 25 a 35 gramas. O excesso de fibras interfere com a absorção de zinco e cálcio, especialmente em crianças e idosos. O ideal é incluir 5g de fibras em cada refeição.

Para uma dieta equilibrada substitua o pão e massas de farinha branca e refinada por farinha integral, consuma flocos de aveia, substitua os lanches de bolos e salgadinhos por frutos secos como nozes, avelãs e amêndoas, coma pelo menos 5 porções de frutas e verduras diariamente e beba mais água.

Como vimos acima, a fibra alimentar é um componente muito importante da nossa alimentação, apesar de não ser um nutriente, contribui para o bom funcionamento do organismo e prevenção de doenças.

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