Katy Cardoso

Finalmente, Por Que O Ovo É Importante Na Sua Alimentação?

O alimento é fonte de proteínas e possui as vitaminas A, D e E, B12, riboflavina e folato, além de gordura e minerais como cálcio, ferro, iodo, zinco e selênio.

Se no passado ele foi considerado um vilão para a saúde por conter colesterol, hoje o ovo é o alimento queridinho de quem faz dieta ou exercícios físicos. O alimento é fonte de proteínas e possui as vitaminas A, D e E, B12, riboflavina e folato, além de gordura e minerais como cálcio, ferro, iodo, zinco e selênio.

As proteínas são importantes para a saúde muscular, já a vitamina A é boa para a visão, a D para os ossos e a E é um ótimo antioxidante. As gorduras são importantes, pois ajudam a dar saciedade e são percursores de alguns hormônios – explica Mariana Catta-Preta, coordenadora do curso de Nutrição da Unisuam.

Na clara ficam os nutrientes responsáveis por fortalecer os músculos e produzir o colágeno, componente que ajuda a combater a flacidez. Já a gema contém ômega 3, que atua no corpo como um anti-inflamatório. O consumo diário do ovo está liberado. Ele pode entrar como a proteína de uma refeição principal (almoço ou jantar) ou como um lanche.

Todas as maneiras de consumir os ovos são recomendadas. Cozidos, fritos, mexidos ou em forma de omelete. O importante é não exagerar na manteiga quando for fazê-lo frito ou mexido. Além de todos estes benefícios, o alimento ainda é uma opção acessível de alimentação saudável.

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