Katy Cardoso

Frutas Oleaginosas Emagrecem Mesmo Sendo Ricas Em Gorduras!

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Pelo nome do grupo, talvez você não as reconheça, mas as frutas oleaginosas são bem famosas. Entre elas estão as deliciosas castanhas do pará, castanhas de caju, nozes, amêndoas, avelãs, macadâmias, entre outras. Sobre elas costuma se dizer das muitas calorias e grandes quantidades de gordura. Mas, apesar de ser verdade, as frutinhas podem também fazer muito bem à saúde e ainda auxiliar no emagrecimento.

A relação parece estranha? A nutricionista explica. “Na verdade, elas apresentam uma alta concentração de gorduras boas: monoinsaturadas (mesma do azeite) e poli-insaturadas. Por conta disso, têm muitas propriedades antioxidantes”, comenta.

Os Benefícios

Esses antioxidantes são os grandes responsáveis pelos imensos benefícios das oleaginosas. Eles combatem as inflamações do organismo, o que faz com que as células funcionem muito melhor e não acumulem gordura. Sem o acúmulo, além de o corpo se manter em forma, a circulação sanguínea acontece de maneira muito mais saudável, evitando assim as doenças cardiovasculares.

Também apresentam boas quantidades de fibras e proteínas. Mas, mais do que essas qualidades em comum, cada uma delas tem características e benefícios próprios. A castanha do pará, por exemplo, tem como principal nutriente o selênio, importantíssimo para combater alguns tipos de câncer e queimar gorduras. Já a castanha de caju é muito rica em zinco e cobre, dois minerais que combatem o excesso de radicais livres.

Como Consumir

Os altos números de calorias não assustam, desde que elas sejam consumidas da maneira certa: em pequenas quantidades. “São calóricas porque são compostas de gordura e têm mais gordura por grama do que carboidratos ou proteínas. Mas, usada na quantidade certa é possível perder peso. Se exagerar, vai engordar”, alerta a especialista.

Segundo nutricionista, um adulto pode comer por dia no máximo duas unidades das castanhas do pará. Para a castanha de caju, uma colher de sopa é o limite, assim como para avelãs. Se a opção forem amêndoas, a medida é uma colher de sopa. Nozes são permitidas apenas de duas a três unidades.

Faz assim: Monta um mix de acordo ao seu gosto, com as quantidades ditas acima, numa vasilha e leva na bolsa, durante o dia vai comendo estas frutas maravilhosas e saudáveis.

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