Katy Cardoso

Ghee: Manteiga Clarificada É Opção Saudável Para Substituir A Tradicional Manteiga

Ela é um óleo puro, sem toxinas e sal, extraído da manteiga, num processo em que inclusive a lactose é removida.

Escrito por Tais Romanelli

Com a crescente procura por alimentos mais saudáveis, um “novo tipo” de manteiga ganhou destaque, tornando-se praticamente indispensável no cardápio das pessoas adeptas de uma alimentação equilibrada e mais natural possível: o ghee. Também conhecido como manteiga clarificada ou manteiga ghi, é utilizado na medicina Ayurveda e na cultura indiana como um alimento curativo e rejuvenescedor.

Giovana Morbi, nutricionista ortomolecular, explica que o ghee, mais conhecido como manteiga clarificada, é muito popular na cozinha indiana. “Se você conversar com um verdadeiro indiano, ele dirá que ghee e manteiga clarificada não são a mesma coisa. Porém, na verdade, existe apenas uma diferença pequena entre ambos, que é uma das etapas do processo de produção. Mas nada significativo”, diz. Por isso, no Brasil, o ghee é chamado sem problemas de manteiga clarificada.

Como muita gente já sabe, a vaca é um animal sagrado na Índia. Assim, pelo fato de o ghee ser preparado a partir do leite da vaca, é considerado um alimento muito poderoso, de acordo com a nutricionista Giovana.

“A manteiga clarificada nada mais é do que um óleo puro, sem toxinas e sal, extraído da manteiga (como o próprio nome diz), num processo em que a água, os componentes sólidos e toxinas provenientes da gordura do leite da vaca são removidos, inclusive a lactose. Por isso, de uma forma geral, pode ser consumida por intolerantes à lactose”, esclarece Giovana.

Benefícios do ghee para a saúde

Mas, afinal, quais benefícios o ghee (ou manteiga clarificada) oferece à saúde? Por que substituir a manteiga tradicional pela clarificada? Giovana ressalta que, na Ayurveda, o ghee é considerado um alimento regenerador e rejuvenescedor. Entre os benefícios que oferece à saúde, estão:

É benéfico para o fígado;

Fortalece as defesas naturais do organismo;

É bom para problemas gastrintestinais (é muito utilizado no tratamento de úlceras);

Favorece a saúde dos pulmões;

Ajuda a melhorar a memória;

Ajuda a deixar as articulações mais elásticas, resultando num menor risco de hipertensão e doenças cardiovasculares;

É excelente para a digestão, pois estimula a produção de sucos gástricos;

É versátil, podendo ser utilizado inclusive em preparações que vão ao fogo por bastante tempo;

Pode ser uma opção para alérgicos à lactose (mas isso depende do nível de sensibilidade da alergia da pessoa, por isso deve ser visto com cautela, e orientado por profissional da saúde).

Aqui em Jaguaquara não encontramos essa manteiga em nenhum lugar, até onde eu sei, e o valor dela é na faixa de R$ 49,00 (500g). A mulherada estava querendo saber a respeito do assunto e onde poderia encontrar aqui. Você sabe onde tem?

Assim, vi este post no site dicasdemulher.com.br e achei super interessante. Vi também no mesmo site que podemos fazer em casa. Veja no post abaixo:

Comentários