Katy Cardoso

Ômega 3: a gordura aliada do cérebro e do coração

São ácidos graxos que combatem a depressão, o diabetes e a obesidade!

Arenque é o peixe mais rico em ômega 3 - Foto: Getty Images

Arenque é o peixe mais rico em ômega 3

Esses ácidos graxos são chamados de essenciais, afinal, o organismo não consegue produzi-los e quando as membranas celulares estão repletas destes ácidos, as funções das células ocorrem de forma muito melhor.

Ele age na formação da bainha de mielina, um componente dos neurônios, e no recobrimento da retina ocular, parte dos olhos que tem o papel principal de transformar o estímulo luminoso em estímulo elétrico para o cérebro poder realizar o processo de enxergar.

O consumo desse ômega não assume apenas efeitos preventivos. No Centro de Pesquisas Médicas de Cardiff, no País de Gales, o cardiologista constatou que, vítimas de ataques cardíacos aumentaram as chances de evitar novos problemas em 29%, passando a comer peixe ricos nessa gordura pelo menos duas vezes por semana.

Outra pesquisa feita nos Estados Unidos com 22 mil homens, concluiu que aqueles com maiores níveis de ômega-3 no sangue tinham menor risco de morte súbita. Além disso, o estudo observou que pessoas idosas, que consomem uma porção de peixe rico em ômega 3 por semana têm 44% menos chances de sofrer um infarto.

Entre os benefícios mais reconhecidos do ômega 3 está a proteção da saúde cardiovascular e cerebral.

 

Indicado por Dra Veruza, médica muito procurada na região, pela sua competência e seriedade nos tratamentos e procedimentos em que realiza, eu e muitas amigas fazemos uso diário do ômega 3 em cápsula, já que não temos o costume de consumir peixes diariamente.

 

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Você encontra nas casas de produtos naturais ou em algumas farmácias. Este meu, comprei recentemente na Ortofísio em jaguaquara.

 

O quanto consumir de ômega 3

A quantidade diária recomendada de ômega 3 é polêmica. Apesar de a Sociedade Americana do Coração orientar até 4 gramas ao dia, é justamente esta porção que em alguns estudos leva a complicações de saúde. Por isso, especialistas defendem a porção de até um grama de ômega 3 ao dia.

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