Katy Cardoso

Que A Minha História De Vida Impulsione A Nova Geração – José Carlos Dos Santos – Membro Da European Association For Cancer Research

BIOGRAFIA DO FILHO DA TERRA QUE BRILHA MUNDO A FORA

Membro da European Association for Cancer Research

O que me levou a aceitar o convite em falar sobre minha carreira profissional, o que geralmente compartilho apenas com amigos e pessoas próximas, foi a falta de motivação, a falta de compromisso da atual geração de estudantes que tem me deixado inquieto nos últimos tempos… o meu desejo seria que esta informação fosse também direcionada a este público.

A minha formação e preparação para o ingresso nas grandes Universidade Públicas do país e do mundo foi garantida pela: Escola Stela Câmara de Dubois (1º ano), Colégio Luzia Silva (Ensino Fundamental Menor), Colégio Pio XII (Ensino Fundamental do 6º ao 9º Ano) e IF Baiano Campus de Santa Inês-Bahia (Ensino Médio – Curso Técnico em Agropecuária).

Fiz Licenciatura em Química pela Universidade Estadual da Bahia – UESB: Durante este período trabalhei como professor no Colégio Pio XII. Foram quase 6 anos dedicados com muito compromisso e respeito à educação pública.

Meu espírito de águia impulsiona minha ida para Portugal e logo depois para Alemanha, onde estudei alemão na Universidade de Heidelberg. Logo a seguir, Universidade de Regensburg – equivalência de curso em Medizinische Chemie (Química Medicinal). Fiz Mestrado em Química Medicinal – Universidade de Regensburg – Alemanha, Mestrado em Química Farmacêutica e Terapêutica – Universidade de Lisboa  – Portugal e trabalhei junto ao NCT (Nacional Tumor Zentrum) e German Cancer Research Heidelberg como pesquisador – O trabalho realizado no departamento de prevenção do câncer: através de substâncias extraídas de frutas tropicais no combate do câncer.

A proeficiência em língua alemã não me contenta e estudo língua Inglesa no Oxford College em Oxford-Inglaterra. A língua é o maior patrimônio cultural de um povo, é difícil entender a cultura e fazer parte da sociedade sem esta ferramenta. É preciso buscar conhecimento… “O conhecimento nos liberta”…

Fiz Doutorado/PhD pela Helmholtz International Graduate School for Cancer Research in Heidelberg. Atualmente trabalho como PhD no Departamento de Medicina Nuclear no University Hospital Heidelberg, aqui sou cientista. Trabalho em colaboração com Division of Radiopharmaceutical Chemistry no German Cancer Research-Heidelberg, instituto de grande respaldo no mundo pelos grandes trabalhos aqui realizados.

Tenho um título de Licenciado que a UESB me outorgou e durante minha experiência enquanto docente fui certificado como professor que vestiu a camisa e honrou cada minuto da minha docência no Colégio Pio XII.

Hoje atuo também como professor de Bioquímica no Life Science Lab no German Cancer Research. Uma experiência incrível dá aula língua alemã… O meu  compromisso e braveza no meu trabalho me permitiu grandes parcerias, aqui menciono meu trabalho realizado durante no Memorial Hospital em New York  (Sloan Kettering Cancer Center). O projeto em parceria que ainda segue…

O meu trabalho não está restrito ao Hospital das Clínicas em Heidelberg ou German Cancer Resarch. O conhecimento não pode estar preso… precisa ser partilhado e comunicado … Aceitei então o convite e sou Membro da European Association for Cancer Research.

Falando um pouco sobre o meu trabalho:  trabalho arduamente com o desenvolvimento de novas radioterapias para o diagnóstico e tratamento do câncer de próstata. Usamos novas técnicas de radioterapias direcionadas para o alvo, o que diminui os efeitos colaterais (no caso das terapias) e permiti a visualização precoce (substâncias usadas à nível de diagnóstico). Tenho artigos publicados em grandes revistas mundiais de relevância para a medicina nuclear e apresento estas novas radioterapias nas grandes conferências mundiais.

Segundo comunicado do setor de transferência de tecnologia do Heidelberg Hospital e de acordo com os excelentes resultados já em pacientes, estas radioterapias serão encaminhadas para indústria farmacêutica e todos os países do mundo terão acesso às mesmas nos próximos anos.

Toda esta trajetória não seria realizada sem o carinho de muitas pessoas queridas… Para não correr o risco de priorizar alguns em detrimentos aos demais não cito nomes… mas com certeza eles se sentirão representados ao ler este texto. A estas pessoas a minha eterna gratidão…

Espero profundamente que este espírito e motivação envolva a nova geração de estudantes e que e estes não se permitam serem condicionados pelo meio social em vivem. Que seja acometidos pelo despertar da águia e voem, voem…

Por José Carlos dos Santos, filho de Jaguaquara.

Hoje, José Carlos, participa como palestrante, de um grande Congresso de Oncologia em Roma, na Itália, representando German Cancer Resarch Center.

Gente, eu confesso a vocês que estou aqui extremamente feliz e orgulhosa por saber que um filho da terra está fazendo a diferença no MUNDO. Ele é um homem de garra, que buscou sempre se aprofundar e ir além de seus limites. É realmente um grande exemplo de superação, dedicação e amor. Parabéns Carlos! Receba as congratulações do seus conterrâneos. Jaguaquara te abraça!

Comentários