Katy Cardoso

Remover Maquiagem Garante Pele Saudável

Estamos cansadas de saber a importância de remover corretamente a maquiagem e deixar a pele “respirar” durante o sono. Mas verdade seja dita: nem todas nós temos paciência ou disposição para dedicar aqueles 10 minutinhos no final do dia à boa higienização da pele. Dormir com resquícios de maquiagem pode causar a obstrução dos poros, além do aumento da oleosidade da pele, resultando na aparição de espinhas e cravos. Os danos ainda se estendem aos cílios, que podem ficar ressecados e quebradiços caso o rímel não seja retirado de forma adequada.

“Dormir com maquiagem causa o envelhecimento precoce da pele. Além disso, durante a noite, o organismo trabalha duas vezes mais. Se a pele estiver hidratada, consequentemente vai absorver melhor este produto e aumentar os benefícios”, explica o maquiador especializado em caracterização e maquiagem artística Anderson Bueno.

O profissional explica que o óleo de bebê, por ser mais suave do que os outros óleos, pode ser usado no lugar do demaquiante, mas alerta que, neste caso, é importante usar um sabonete líquido antioleosidade.

Já o Leite de Colônia, ou Leite de Rosas, produtos muito usados antigamente para a remoção da maquiagem e limpeza da pele, não são recomendados. “Eles são eficientes, mas o problema é que contêm muito álcool, o que acaba abrindo os poros, ressecando a pele e causando irritação na área dos olhos”, explica Anderson. Outro efeito destes produtos é o possível aumento da oleosidade da pele, pois o organismo sente necessidade de compensar o ressecamento causado pelo álcool e produz ainda mais óleo.

Veja as dicas do maquiador para remover completamente a maquiagem e garantir a boa saúde da cútis em apenas cinco passos:

Passo 1 – Pré-remoção

É recomendado fazer uma higienização com lenço umedecido antes de mais nada, para tirar o excesso de maquiagem.

Passo 2 – Demaquilante

O ideal é usar uma loção demaquilante, ou um produto bifásico. “Nada que seja muito oleoso, porque nós, brasileiros, temos tendência a ter pele mista para oleosa”, explica o maquiador.

Passo 3 – Lavar o rosto

“Depois de remover a maquiagem, é importante lavar o rosto com água fria, que ajuda a fechar os poros e ativar a circulação, e um sabonete líquido leve, de PH neutro e apropriado para o seu tipo de pele”, esclarece Anderson.

Passo 4 – Tônico

Em seguida, a recomendação é passar um tônico, que serve para todos os tipos de pele, ou um adstringente ideal para a sua pele. “Particularmente, não gosto dos que contêm muito álcool, pois algumas pessoas têm maior sensibilidade na pele.”

Passo 5 – Hidratante

Por fim, utilize um creme para a área dos olhos (os redutores de olheiras são recomendados) e um hidratante para tratar a pele. Durante o dia, prefira produtos com filtro solar; à noite, use um creme noturno. Massageie bastante, fazendo movimentos circulares, e você estará pronta para dormir.

Comentários