Katy Cardoso

Um Pouquinho de Cada Lugar Agora Em Livro …

No dia 03 de dezembro, a partir das 18h, na Alameda das Grifes do Shopping da Bahia, o grande filho da terra Joaquim Nery, estará lançando o livro com fotos e relatos de viagens, denominado:

U m   P o u q u i n h o   d e   C a d a   L u g a r

dsc_0474A foto escolhida para a capa do livro Um Pouquinho de Cada Lugar.

Temos a oportunidade de acompanhar as aventuras e fatos marcantes das viagens no site que amo acessar e curtir: http://umpouquinhodecadalugar.com/ … Agora iremos aproveitar o melhor disso tudo em um lindo livro.

Tive a oportunidade de ser aluna deste pessoa magnífica e que desde sempre explicitou aos quatro cantos o seu amor pela geografia … pelo mundo …

Iremos fazer uma “viagem” junto com Joaquim Nery e aproveitar para conhecer o mundo maravilhoso bem como, as pessoas, crenças, culturas, fenômenos da natureza que as vezes nem imaginamos que aconteça e sejam verdadeiros, dentre outros fatos interessantes.

No mesmo dia acontecerá também a abertura da exposição de fotos, que acompanha o projeto.

10295813_846315515382065_8755825509510435867_n

Veja:

Passei quase 30 anos da minha vida ensinando geografia, numa época em que a tecnologia ainda não estava disponível em sala de aula. Os mapas, o giz e o quadro negro, eram os únicos recursos que podiam ajudar a compartilhar o Mundo com os milhares de alunos que tive.

O discurso analítico com ênfase e descrição teatral era necessário para passar imagens de destinos e dos fenômenos geográficos que estavam previstos no conteúdo.

A cada interpretação sobre um novo lugar, ficava mais encantado com o que não conhecia, a não ser por fotografias dos livros de geografia ou das revistas de turismo. Foi a busca dessas paisagens, monumentos e pessoas, que me fez viajar.

Viajando pelo Mundo, cumpri várias etapas que estavam registradas numa memória colecionadora de destinos.

Esse livro seleciona mais de 100 destinos e pretende apresentar para o leitor Um Pouquinho de Cada Lugar. As fotos estão acompanhadas de textos que descrevem os lugares e a inspiração que levou ao “click”.

dsc_6290O Yellowstone Park, nos Estados Unidos, é um dos destinos registrados no livro.

Começamos pelas Américas em função da proximidade. Os destaques ficam para a incrível diversidade geográfica e as paisagens naturais. O continente americano possui uma grande amplitude latitudinal. Passando, quase de polo a polo, pelos mais diversos ecossistemas existentes no Mundo: montanhas, planaltos e planícies. De regiões subpolares a equatoriais.

Iniciamos por alguns destaques da América do Sul, como a Feira de San Telmo em Buenos Aires, a Cordilheira dos Andes na região do Cerro Catedral e de El Calafate na Argentina, que desde que vi numa foto pela primeira vez, guardei na memória o desejo de conhecer.

Passamos pelo paraíso da vida selvagem da Península Valdez e seguimos para a região sagrada dos Incas, nos planaltos andinos, na região de Machu Picchu.

dscn0117O Central Park em Nova York, após uma tempestade de neve.

Na América do Norte, registrei alguns detalhes urbanos de Nova York, Las Vegas, Chicago e da Califórnia, mas também da natureza, que aparece representada pelo magnífico Yellowstone Park.

No dia 03 de dezembro, a partir das 18h, na Alameda das Grifes do Shopping da Bahia, estarei lançando o meu livro de fotos e relatos de viagens – Um Pouquinho de Cada Lugar. No mesmo dia acontecerá também a abertura da exposição de fotos, que acompanha o projeto. Espero vocês por lá.

Por Joaquim Nery

Quero desde já, parabenizar este ilustre filho da terra, em nome de toda população, por mais um lindo, grande e brilhante projeto.

Joaquim Nery, receba nossas congratulações e o desejo de boa sorte e sucesso. Grande abraço!

Comentários