Katy Cardoso

XILITOL – O Que É? Quais Os Benefícios Deste Adoçante?

Se tivéssemos de escolher um único fator responsável pelo declínio da saúde na dieta moderna, provavelmente escolheríamos o açúcar. Por essa razão, as pessoas que buscam ter uma alimentação mais alinhada com o que evoluímos comendo costumam buscar por alternativas naturais como o Xilitol, que se parece visualmente com o açúcar e tem gosto de açúcar, mas tem menos calorias e não eleva os níveis de açúcar no sangue. Vários estudos sugerem que ele pode melhorar a saúde bucal e trazer vários outros benefícios importantes.

Este artigo, que encontrei no site senhortanquinho traz um olhar detalhado sobre o Xilitol, e sobre como ele pode afetar sua saúde. Foi o material mais completo que encontrei para compartilhar aqui com vocês.

O Que É Xilitol E Como Ele É Feito? O Xilitol é uma substância que é classificada como um álcool de açúcar (ou um poliól). Álcoois de açúcar são como um híbrido entre uma molécula de álcool e uma de açúcar. Devido a sua estrutura, eles têm a capacidade de estimular os receptores do sabor doce na língua.

O xilitol é encontrado em pequenas quantidades em frutas e vegetais e, portanto, é considerado natural. Os seres humanos até mesmo produzem pequenas quantidades dele através do metabolismo normal. É um ingrediente comum em gomas de mascar sem açúcar, doces, balas, alimentos para portadores de diabetes e produtos para a higiene bucal.O xilitol tem uma doçura semelhante ao açúcar regular, mas contém 40% menos calorias: (Açúcar de mesa: 4 calorias por grama / Xilitol: 2,4 calorias por grama).

O xilitol se parece o açúcar – porque é um pó branco e cristalino: Obviamente, o xilitol é um adoçante refinado, logo, ele não contém quaisquer vitaminas, minerais ou proteínas. Nesse sentido, ele é composto de calorias “vazias”.P ode ser extraído de árvores como a bétula, mas também pode ser feito por um processo industrial que transforma uma fibra vegetal chamada xilana em xilitol.

Apesar de álcoois de açúcar serem tecnicamente carboidratos, a maioria deles não elevam os níveis de açúcar no sangue e, portanto, não contam como “consumo líquido” de carboidratos, tornando-os adoçantes populares em produtos voltados para uma dieta low-carb. A propósito… não se deixe intimidar pela parte de açúcar de álcool, porque ele realmente não tem nada a ver com o álcool que as pessoas bebem. Por isso, o consumo de álcoois de açúcar é sim seguro para quem quer evitar o consumo de álcool. Resumindo, O xilitol faz parte de um grupo de adoçantes chamado álcool de açúcar e é encontrado em algumas plantas. Ele se parece com açúcar e tem gosto de açúcar, mas possui 40% menos calorias.

Um dos efeitos negativos do açúcar é que ele pode gerar picos nos níveis de glicemia no sangue – e também nos níveis de insulina. Devido à alta quantidade de frutose, isso também pode levar a resistência à insulina e a diversos tipos de problemas metabólicos, quando consumido em excesso. Isso acontece porque o açúcar de mesa é parte glicose (que eleva a secreção de insulina) e parte frutose (que causa resistência à insulina) – o que forma, dessa maneira, uma combinação bem perigosa para a sua saúde. Nesse contexto, o xilitol contém zero de frutose e tem efeitos insignificantes na glicose sanguínea e na insulina. Portanto, nenhum dos efeitos nocivos do açúcar se aplicam ao xilitol.

Seu índice glicêmico (uma medida de quão rapidamente os alimentos elevam o açúcar no sangue) é algo entre 5 e 12, se comparado ao açúcar regular, que tem um índice glicêmico de entre 60 e 70. Ele também pode ser considerado um adoçante amigável para quem está querendo perder peso, uma vez que contém 40% menos calorias que o açúcar comum. Para pessoas com diabetes, pré-diabetes, obesidade ou outros problemas metabólicos, o xilitol é uma excelente alternativa ao açúcar. Embora isso ainda tenha que ser estudado em seres humanos, estudos com ratos têm mostrado que o xilitol pode melhorar os sintomas da diabetes, reduzir a gordura abdominal e até mesmo mitigar o ganho de peso em uma dieta “de engorda”. Resumindo, Ao contrário do açúcar, o xilitol tem efeitos negligenciáveis em se tratando de níveis de açúcar no sangue e de insulina.

E vários estudos com ratos mostraram benefícios impressionantes para a saúde metabólica.

[Relacionado] Veja o que o Dr. Souto tem a dizer sobre xilitol e outros adoçantes

Xilitol Faz Mal? Efeitos Colaterais E Dosagem

O xilitol é geralmente bem tolerado, mas algumas pessoas apresentam efeitos colaterais gastrointestinais quando o consomem em excesso. Os álcoois de açúcar podem aumentar a quantidade de água no intestino ou ser fermentados pelas bactérias do mesmo. Isso pode causar gases, distensão abdominal e diarreia. No entanto, o corpo parece se adaptar muito bem ao xilitol. Se você aumentar sua ingestão lentamente e deixar tempo suficiente para seu corpo se adequar, então, as chances de você observar algum efeito negativo são quase nulas. Se você não tiver certeza de que você tolera os álcoois de açúcar, então, considere estar por perto de um banheiro a primeira vez que você comer uma quantidade significativa. De toda forma, a longo prazo, o consumo de xilitol parecem ser completamente seguro. Em um estudo, indivíduos consumiam uma média de 1,5 kg de xilitol por mês, com uma ingestão diária máxima de mais de 400 gramas, sem apresentar quaisquer efeitos negativos.

Considerando que a maior polêmica sobre os adoçantes é saber se eles irão fazer mal a você, o xilitol acaba tendo um efeito oposto a eles – com diversos estudos mostrando que o xilitol pode trazer benefícios reais para a saúde. Afinal de contas, ele não causa picos de glicemia nem de insulina, ele mata as bactérias produtoras da placa na boca e alimenta os microrganismos bons do intestino. O que mais você poderia querer em um adoçante?

Repost: Veja Matéria Completa Clicando Aqui!

Você quiser adoçar algo? O xilitol é uma excelente escolha!

Eu comecei a usar o xilitol, por isso pesquisei, encontrei este post super interessante e compartilho com vocês aqui. Vale a pena clicar no link e ler o post completo, ok! Eu tomo com o café, pois até hoje não consegui tirar o açúcar, fica muito bom, bem parecido mesmo. Comprei 100g pra fazer o teste e durou um tempo bom. Aqui em Jaguaquara você encontra xilitol para comprar a quantidade que desejar no MEGAMIX EMPORIUM, que fica ao lado da Pizzanti, no Centro. Experimente!

repost: www.senhortanquinho.com

Comentários